Integro - Parte 2: Funcionamento Geral do Sistema.


09 julho, 2013
O sistema Integro como o seu próprio nome fala tem como objetivo integrar o controle, monitoramento, segurança e proteção do sistema de irrigação (levante) em apenas um local. Para isso o sistema Integro conta com dois tipos de equipamento, sendo um Integro Levante e outro Integro Sede.
O Integro Levante, o qual fica junto ao sistema de bombeamento é responsável por controlar o acionamento do motor (LIGA / DESLIGA), coletar as grandezas elétricas (Tensão, Corrente, Fator de Potência e Potência Ativa) e monitora-las, realizar automações e proteção no controle do motor (serão abordadas em outros posts) e também, atuar como um sistema de segurança por meio de sensores que quando acionados disparam um alarme. No Integro Levante vão conectados o acionamento do motor, as entradas das fases R, S e T, uma sirene e os sensores do sistema de segurança.
Já o Integro Sede, é o ponto de acesso do sistema que fica na Sede da Granja. Nele, o operador consegue acessar as informações  de todos os Integros Levantes que estão instalados nos sistemas de bombeamento. Nele ficam passando no display as mesmas informações que passam no Integro Levante, tais como Tensão e Corrente (Trifásica e por Fase), Potência Ativa, Fator de Potência, estados do motor, do alarme, do comando do motor entre outras informações úteis para o controle do sistema de irrigação. Além disso, por meio do Integro Sede também é possível enviar comandos para ligar ou desligar o motor, o alarme de segurança e para modificar o comando do motor (AUTOMÁTICO/MANUAL) e ainda alterar configurações. No Integro Sede, apenas é conectado uma sirene para tocar o alarme de segurança.
Para realizar a comunicação entre a Sede e o Levante, o Integro utiliza um sistema via radio freqüência, ou comunicação sem fio. Por meio de antenas conectadas em cada Integro, é possível que exista essa troca de dados entre Integro Levante e Sede. Conforme pode ser observado na figura abaixo o Integro Sede é o ponto central da rede de comunicação.



Com o Integro, é possível obter redução de custos e tempo gastos no controle e na manutenção dos levantes que compõe o sistema de irrigação. O operador não precisa mais se deslocar até o local para desligar o motor, ou modificar o comando do quadro. Apenas acessa o Integro e desliga o motor. Em termos de manutenção, em vista de que o Integro controla algumas falhas do sistema, é possível mesmo sem ter ido ao levante, descobrir o problema ocorrido. Que facilidade hein? E mais, um equipamento com desenvolvimento 100% brasileiro. É a tecnologia tomando conta da irrigação da lavoura de arroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.