Você sabe a diferença entre Ativo ALTO e Ativo BAIXO?
Basicamente, quando dizemos um equipamento é "Ativo alto" significa que é acionado quando recebe o sinal lógico 1 (também chamado de Alto, ou Verdadeiro). Da mesma forma, um equipamento "Ativo baixo" significa que é acionado quando recebe o sinal lógico 0 (também chamado de Baixo, ou Falso).
Por exemplo, a imagem abaixo mostra o acionamento de uma sequência de LEDs:
Para que os LEDs ligados com o catodo (Positivo ou Vcc) comum acendam deve-se aplicar uma tensão positiva nos terminais (a,b,c,...g) de cada LED, isso quer dizer que eles são acionados com nível lógico 1. Então, os LEDs são ativo ALTO.
No dos LEDs conectados em anodo (Negativo ou GND) comum, cada LED deve ser conectado ao GND (Negativo) para acender. Ou seja, eles são acionados com nível lógico 0. Dessa forma, pode-se dizer que os LEDs são ativo BAIXO.
Outro exemplo é o Sensor de Vibração Antifurto: Ele pode ser conectado em equipamentos ativo ALTO ou ativo BAIXO. A imagem abaixo mostra as ligações, de acordo com o equipamento utilizado:
É importante lembrar que, dependendo das características do equipamento, pode ser necessário inverter a lógica do firmware do Sensor de Vibração.
Um abraço e até o próximo post!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.