Chuveiro elétrico esquentando cabos? Bitola dos cabos?


13 agosto, 2013
Em minha casa utilizo um chuveiro elétrico eletrônico (Triac que controla a tensão da resistência). A aproximadamente 6 meses atrás tive que trocá-lo, mesmo tendo arrumado o problema eletrônico, ocorreu um problema na sua conexão que fugiu das minhas habilidades para conserto, então coloquei um novo no lugar. Porém minha mulher queria um que aquecesse mais, bueno, compramos um de maior potência e instalei.

Após alguns dias de uso notamos que os cabos estavam esquentando, mas o que me chamou atenção foi: os cabos do próprio chuveiro que vieram de fabrica estavam esquentando. Achei bem estranho. Bom, mais alguns dias de uso, agora cheiro começava a sair dos cabos quando estavam quentes, opa opa, então a partir de agora tivemos que baixar a temperatura do chuveiro. Depois de mais tempo de uso e o inverno chegando tive que "sujar as mãos". Primeiro passo, vou refazer as conexões, e então na Eletroeste Materiais peguei um conector sindal para refazer as conexões, conselho dado pelo meu colega, Ronaldo, que me alertou que o aquecimento dos cabos poderia ser devido as conexões estarem soltas. 
Conexão dos cabos

Simulação do Circuito - Chuveiro e conexão dos cabos
Resultado com conector sindal: cabos pararam de aquecer, economizei energia e o problema não era da bitola dos cabos. Sim, o problema era as conexões dos cabos. A explicação é: a conexão representava para o circuito uma resistência, aquecendo e transferindo o calor para os cabos, consequentemente, aquecendo os cabos.

Agora vamos para a explicação mais técnica. A figura acima é a simulação do circuito do chuveiro e a conexão dos cabos. V1 é a fonte de alimentação, rede, 220 Vac, R1 é a resistência equivalente do chuveiro e R2 é a resistência equivalente da conexão dos cabos. A potência dissipada nesta conexão é de 48 W, ou seja, um consumo desnecessário de energia e esta energia é dissipada na forma de calor nos cabos. 

Potência dissipada na conexão
Estas resistências foram estimadas. Estas simulações foram feitas no programa LTSpice, que utilizamos por nós na Eletroeste P&D constantemente antes de "sujar as mãos" nos circuitos eletrônicos. Na internet tem bastante informações deste simulador, inclusive eu publiquei dois artigos na revista Saber Eletrônica, 1 e 2.

Comente, você já teve problema parecido com chuveiro? Em outra situação?

Atenção, trabalhar em circuitos elétricos/elétricos é perigoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.