Tutorial passo a passo para gravar um novo firmware na placa XMEGA-A3BU XPLAINED


30 agosto, 2013
A seguir um pequeno passo a passo de como gravar um novo firmware  na placa XMEGA-A3BU XPLAINED utilizando o ATMEL STUDIO 6.1. 

OBS.: caso já tenha o arquivo salvo (.hex), pular direto para o passo 4.


Passo 1
Abra o ATMEL STUDIO 6 através do ícone localizado na área de trabalho;
Figura 1: Ícone na Área de Trabalho


Passo 2
Na "Start Page" do programa selecionar "New Project" (para começar um novo projeto) ou "New Example Project" (para começar a partir de um exemplo de projeto existente) ou "Open Project" (para editar um projeto pronto).
Figura 2: Start Page do Atmel Studio 6

Ao selecionar "New Project" irá abrir uma página. Nessa página que abrir, selecionar “Atmel-Boards” e na sequência “XMEGA-A3BU Xplained – Atxmega256A3BU”;

Ao selecionar "New Example Project" irá abrir uma página. Nessa nova página aberta, selecionar “AVR XMEGA, 8 bit” em “Device Family” e depois basta escolher o exemplo de projeto desejado na lista que segue, “Demo Application For XMEGA-A3BU XPLAINED (exemplo de programa que vem salvo na placa).


No caso de usar um exemplo de projeto, depois de selecionar um projeto existente, aparecerá na tela a mensagem que segue na figura 3. Leia e aceite os termos do contrato
e clique em finalizar.


Figura 3: Mensagem que aparece antes de abrir a programação.


Passo 3
Depois de o programa pronto ou carregado, basta clicar em “Start Without Debugging” ou CTRL + ALT + F5, aparecerá a seguinte mensagem:

Figura 4: Mensagem que aparece logo após o firmware ser compilado

OBS.: Abrirá a página de propriedades da programação criada, para que seja ajustada a opção “TOOLS”, no caso da programação usando o FLIP, podemos ignorar esta etapa e apenas fechar esta janela.


Passo 4

Abra o software FLIP.

Figura 5: Icone do FLIP na Área de Trabalho


Passo 5
Com o programa aberto, precisa-se rodar o BOOTLOADER¹ no dispositivo (neste caso: AVR XMEGA-A3BU), basta conectar o cabo USB com o botão SW0 apertado.

OBS.: o botão encontra-se no canto superior esquerdo do dispositivo;

Figura 7: Página inicial do software FLIP.


Passo 6
Com a comunicação estabelecida deve-se clicar em "Select a Targed Device"(1) para selecionar o dispositivo correto. Após a escolha feita, basta clicar em "Select a Communication Medium - USB" (2) e clicar em "Open";

(1) - "Select a Targed Device"
(2) - "Select a Communication Medium - USB"







Passo 7  
Agora, o dispositivo está acionado e pronto para receber os dados de programação, basta clicar em FILE – LOAD HEX FILE ou Ctrl + L e encontrar onde estão salvos os arquivos com extensão “.hex”;

Passo 8
Depois de aberto o arquivo “.hex”, na página principal do FLIP, deve-se clicar no botão RUN e esperar carregar todos os dados (os 4 botões que ficam em cima do botão “RUN” devem ficar verdes), se tudo ocorreu de maneira correta basta apertar o botão START APPLICATION, que também se encontra na página principal do programa;


Passo 9
Nesse momento, automaticamente, o dispositivo deve sair do modo de BOOTLOADER e passar a executar o programa. Na figura 7 pode-se ver a mensagem que aparece na tela.

Figura 7: Mensagem indicando que o programa está rodando.

Passo 10
Para fazer download de um novo programa, precisa-se voltar ao passo 5 e rodar o BOOTLOADER novamente. Caso precise fazer uma nova programação ou editar uma já existente, precisa-se voltar ao passo 2.


Esperamos que esse tutorial tenha ajudado!


BOOTLOADER¹ : Quando o microcontrolador é ativado, junto com sua inicialização ocorre a execução do bootloader. Este se comunica com o computador para decidir o que fazer, se o computador não enviar nenhuma informação e existir programação no chip ele executa a mesma. Caso o computador envie informações, o bootloader é iniciado para armazenamento de uma nova programação. Assim podemos definir bootloader como um pequeno software residente no AVR, que ao ser ativado por um comando especial (no nosso caso por um botão), faz o download de uma nova versão do firmware, sobrescrevendo o programa existente.

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