Foi dada a largada para a etapa de Manutenção Preventiva, como já havia sido mencionado em posts anteriores. Agora é época de casa cheia (de Inversores), como mostrado na foto nosso setor de manutenção recheado de quadros e Inversores para revisão.
Mas qual é a importância desta revisão? E o que realmente é feito? Não se preocupem leitores do nosso Blog, como sempre o pessoal do P&D responde para vocês. Notem que estamos em um período de pré-safra, ou seja, os Inversores estão parados e em breve voltarão a ativa. Para voltar a ativa precisa ser feita esta revisão que consiste em: Testes sem tensão, Reforming, Testes com tensão e Testes com carga. Existe outra manutenção que é importante e não foi citada, é a inspeção visual e limpeza das placas. Essa inspeção consiste na análise detalhada das placas, ventiladores e capacitores do link. A limpeza é importante porque retiramos toda poeira acumulada nas placas. Já ocorreu de encontrarmos ninhos de ratos e consequentemente cabos roídos dentro de drivers, esse problema precisa ser resolvido antes de energizar o Inversor.
O Reforming nada mais é do que a regeneração dos capacitores, caso não seja feito este Reforming os capacitores podem até explodirem. Os testes com tensão são feitos no Cartão Controle com o auxílio de uma placa oferecida pela WEG. E os testes com carga são feitos para verificar o desbalanceamento de corrente na entrada e na saída do Driver.
Na foto acima mostramos a nova placa para testes do Cartão Controle, adquirida no primeiro semestre deste ano, quando membros da nossa equipe estiveram na WEG realizando cursos para ATs. Vale lembrar que estes cursos e acessórios só estão disponíveis para os Assistentes Técnicos autorizados da WEG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.