Atualmente, a energia elétrica que a concessionária entrega na nossa casa é considerada como se fosse um 'produto', e como todo produto, deve ter um controle de qualidade.
Geralmente, os consumidores preocupam-se apenas com a continuidade do serviço, ou seja, interrupções no fornecimento, tempo de retorno da energia e quantidade de faltas em um determinado período. Mas a qualidade da energia elétrica pode ser avaliada de diversas formas, como por exemplo: nível de tensão, oscilações de tensão, desequilíbrios, distorções harmônicas de tensão e interferência em sistemas de comunicações.
O problema: Na estação de transmissão de uma rádio, os equipamentos transmissores estão desligando e religando várias vezes ao dia, causando a queda do sinal da rádio.
Por se tratar de equipamentos muito sensíveis, a principal suspeita da causa do problema é a qualidade da energia elétrica na estação de transmissão.
Para avaliar melhor o problema e buscar uma solução, a Eletroeste instalou na estação de transmissão um equipamento de medição de grandezas elétricas. O medidor registra todos os dados elétricos da estação, como por exemplo:
- Nível de tensão
- Corrente consumida
- Potência Ativa, Reativa e Aparente
- Fator de Potência total e por fase
- Demanda de Potência
- Distorções harmônicas
A memória do medidor tem capacidade de registrar dados por, aproximadamente, um ano. Esses dados salvos na memória podem ser baixados em um PC para análise:
Com todos os dados "em mãos" e conhecimento para analisá-los, fica mais fácil chegar à solução do problema!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.