Como arrumar ponteira de um Osciloscópio


01 novembro, 2014
Pessoal neste post vamos falar da nossa manutenção que fizemos em uma ponteira (probe) x100. Primeiro, x100 quer dizer que o sinal medido é atenuado 100 vezes, ou seja, se estamos medindo uma tensão de 100 V, a tensão no osciloscópio será 1 V.
Esta ponteira é utilizada para fazermos nossos testes em tensões elevadas, 110 Vac até 800 Vdc, mas desta vez, a ponteira simplesmente parou de funcionar. Nosso primeiro passo foi medir a continuidade da ponteira, mas devido a atenuação do sinal é necessário medir a resistência e? Nada, circuito aberto. Porém como não sabíamos a resistência da ponteira para atenuar o sinal então poderia ser o multímetro o problema, pois ele não mede uma resistência maior que 99 Mega Ohms.
Ponteira x100 desmontada
Então ligamos uma fonte de tensão de 20 V mas nenhuma tensão foi medida no outro lado, ou seja, realmente temos um circuito aberto em algum ponto da ponteira.
Agora nosso outro passo foi dividir a ponteira e identificar a seção com problema. Abaixo imagens dos testes. Então fizemos todos os teste e não achamos nada, tudo funcionando, aí pensamos, desmontamos toda a ponteira e nada? Não pode, vamos retestar.

Teste apenas na entrada da Ponteira x 100 utilizando Ponteira e Fonte de tensão
Teste apenas no cabo da Ponteira x 100
Esquema elétrico da ponteira x 100
Então voltamos aos testes. Na imagem acima mostramos o esquema elétrico da ponteira, onde indicamos a existência da atenuação do sinal na parte da entrada da ponteira e também o circuito existente na entrada do osciloscópio, ambos funcionando bem, ou seja, o problema deveria ser no cabo. Então no reteste do cabo descobrimos, o cabo estava atenuando o sinal dependendo a torção aplicada ao cabo, em outra palavras, estava com alguma "quebra interna", como mostra a imagem abaixo onde colocamos 20 V em um lado do cabo e no outro medimos aproximadamente 200 mV.
Reteste do cabo da Ponteira
Para concluir, ponteira com cabo novo funcionando, porém a mesma ficou bastante danificada porque tivemos que abrir todas as seções, ou seja, não é aconselhado utilizar a ponteira para medições de altas tensões, porém uma ponteira funcionando em um laboratório é sempre bem vinda! 
Vale mencionar que esses passos de manutenção também pode ser utilizado para arrumar qualquer ponteira de tensão de osciloscópio, x1 , x10 ou x100.
Abaixo segue a imagem com a ponteira arrumada.
Probe x 100 arrumada
Para quem quiser mais informações sobre ponteiras de osciloscópio segue alguns links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.