Pessoal até que enfim está saindo nosso post sobre IoT. Então, o que é o IoT? Internet of Things, a internet das coisas é uma revolução que está acontecendo nos equipamentos eletrônicos, mecânicos, de medição, agrícolas, ou seja, qualquer área que seja um equipamento, e a base da idéia do IoT é a conexão destes equipamentos na Internet, o que nos possibilita monitorar e controlar estes equipamentos de qualquer parte do mundo! Não é demais?
Imaginem podermos controlar nosso ar condicionado de casa e quando chegarmos em casa, nossa casa já estar a uma temperatura agradável? Ou então chegarmos e já termos aquela cerveja bem gelada. E falando de nosso meio agrícola, e controlar o sistema de irrigação? Opa aqui estamos falando de realidade o Integro está fazendo isso:
Integro junto a Revolução do IoT |
Então o IoT é conectar qualquer equipamento ou device na internet o que nos possibilita acessar e/ou controlá-lo. E a grande explosão do IoT foi quando os sistemas embarcados começaram a
conectar-se na Internet. Uma definição que eu gosto é do Christian Légaré da Micrium Inc. na revista Embedded Developer, junho 2014, onde ele define 4 necessários para um equipamento estar na IoT:
conectar-se na Internet. Uma definição que eu gosto é do Christian Légaré da Micrium Inc. na revista Embedded Developer, junho 2014, onde ele define 4 necessários para um equipamento estar na IoT:
- A coisa, o sistema embarcado ou equipamento que envia/recebe dados;
- A rede local onde os dados locais circulam;
- A internet onde os dados podem serem enviados/acessados para qualquer lugar do mundo;
- A nuvem (cloud) onde os dados serão armazenados, interpretados e acessados.
Na imagem abaixo mostro estes 4 grupos em uma aplicação do Integro monitorando um sistema de irrigação. "A coisa" é o sistema de bombeamento e o Integro que o controla. A rede local sem fio entre os Integros. O Integro da sede é o gateway dos dados para Internet. E por fim o nosso servidor do Integro representa a nuvem.
Integro e o IoT |
Pesquisas indicam que em 2017 serão mais de 19 bilhões de redes, sendo que em 2012 tínhamos 12 bilhões (Cisco’s Visual Networking Index, Telit). Outro propulsor da revolução da IoT são as conexões sem fio entre equipamentos, segundo a ABI Research, em 2014 as conexões sem fio passarão os 16 bilhões de equipamentos e para 2020 esse número será 40,9 bilhões. Impressionante não?
Pessoal então a Eletroeste já está fazendo parte desta revolução do IoT que está acontecendo neste momento no mundo todo. Com esta característica, Integro na Internet, abre novas possibilidade para o sistema de irrigação, algumas que ainda nem imaginamos ainda e outras que já estamos trabalhando para um futuro próximo.
Então fale conosco e saiba como o Integro pode ajudar o seu sistema de irrigação ou como o P&D da Eletroeste pode lhe ajudar para você adicionar o seu equipamento na revolução do IoT.
Nos próximos posts falaremos mais sobre o Integro e o IoT, fique atento...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.