Protótipo rápido e fácil com Placas de Circuito Impresso


18 abril, 2015
Aqui na Eletroeste nós desenvolvemos nossas próprias placas de circuito impresso, desde o circuito até o layout final. Porém, antes dessas placas irem para fabricação em larga escala, elas precisam ser revisadas e testadas. Imagina fabricar 500 placas e depois descobrir que elas possuem defeito?

Por isso, utilizamos uma forma simples e de baixo custo para "fabricar" essas placas, assim podemos testar os circuitos e componentes antes da fabricação em grande número, minimizando os possíveis erros e defeitos nas placas!



No passo a passo a seguir, mostramos como fabricar sua própria placa de circuito impresso, neste exemplo, vamos fazer uma placa para facilitar os testes com um Chip SMD.  Existem milhares formas de fazer isso, mas acreditamos que essa seja a maneira mais simples:


Passo 1: Cortar a placa de fenolite virgem do tamanho desejado:

  

Passo 2: Desenhar o circuito na placa virgem, utilizando uma caneta permanente:

 


Passo 3: Mergulhar a placa na solução de percloreto de ferro:


Quando o cobre em volta das trilhas estiver corroído, retirar a placa da solução.



Passo 4: Retirar a camada de tinta da placa utilizando uma palha de aço.



Passo 5: Pronto! Agora é só soldar os componentes na placa!


 

>> Cuidado!!! O percloreto não é um produto extremamente perigoso, mas é tóxico, altamente corrosivo e ácido. E mais cuidado ainda para não deixar o percloreto entrar em contato com móveis ou objetos de metal, onde ele encostar o estrago é garantido. <<

Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.