O post de hoje vai mostrar um exemplo de estrutura MENUS e SUBMENUS para um Sistema Embarcado que utiliza: uma LCD de 8x2 caracteres e dois botões, um com função de alterar opção/menu (Botão ALT) e outro com função de confirmar opção/configuração (Botão PROG). Para a programação, foi utilizado linguagem C.
O vídeo abaixo mostra o equipamento rodando o exemplo de estrutura de Menus e Submenus:
A figura abaixo mostra como o menu foi estruturado:
São 3 menus principais (Menu 1, 2 e 3), cada um desses menus possuí três diferentes submenus (Submenu 1, 2 e 3) e cada um desses submenus executa uma configuração diferente no equipamento (Config. A...I).
Para montar essa estrutura de menu no código em C, foi utilizada a função " switch " e apenas UMA variável (a variável "MENU") para apontar em qual menu/submenu o usuário está.
O código utiliza a seguinte lógica os valores da variável "MENU": Os menus principais utilizam os valores 1, 2 e 3, respectivamente. Os submenus do menu 1 utilizam o valores 11, 12 e 13; do menu 2, 21, 22 e 23; e, por sua vez, do menu 3, 31, 32 e 33. Dessa forma, os menus/submenus estão sempre em sequência.
Na imagem a seguir, um trecho do código onde mostra os 3 Menus principais (1, 2 e 3) e os Submenus do Menu 1 (11, 12 e 13).
Utilizando esse tipo de estrutura com a função "switch" e uma variável (nesse caso, a "MENU"), é possível criar infinitas outras variações de menus e submenus, de acordo com a necessidade da sua aplicação.
Conhece alguma outra forma de criar um menu utilizando linguagem C? Comente abaixo!!
Abraços e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.