O que é um cooler? Aqueles ventiladores pequenos alimentados por corrente contínua ou alternada. Qual a importância do mesmo? Muita gente, com certeza, já parou e fez essas perguntas para alguém ou até mesmo pensando e falando sozinho. Um ventilador tão pequeno não faz quase vento. Mas quando se fala de eletrônica, sabe-se que estamos lidando com tamanho reduzido e com alta eficiência, para chegar nesta alta eficiência precisa-se de um sistema de resfriamento no local onde ficam as placas eletrônicas. Num sistema pequeno (micro, nano...) precisa-se dissipar o calor gerado nas placas, então é aí que entram os micro ventiladores. Os mesmos são alimentados geralmente com 12 ou 24V. Na imagem a seguir será mostrada uma aplicação do setor de P&D da Eletroeste e serão citados outros exemplos.
Exemplos de aplicação: Computadores (desktops e notebooks), Chaves de partida do tipo Inversor de Frequência, Quadros de comando em geral. Na imagem é mostrado um desses ventiladores trabalhando para troca de calor no Integro.
Integro com cooler para troca de calor de suas placas eletrônicas |
Exemplo de aplicação em um Quadro de Comando montado na Eletroeste |
Em um post antigo foi falado sobre perdas elétricas por calor e dissipação do mesmo em circuitos eletrônicos, essa é, sem dúvidas, a aplicação mais utilizada dos micro ventiladores pelo pessoal do P&D. Em termos de valores, o sistema de refrigeração de placas eletrônicas é onde menos se gasta dinheiro. Segue alguns exemplos de micro ventiladores em tamanhos diferentes e também em diferentes tensão de alimentação: 60X60 12V ou 80X80 12V ou ainda 80X80 24V.
Escolha o tamanho ideal para sua aplicação |
Capa para quadro de comando com sistema de refrigeração |
Quadro ao Tempo com sistema de ventilação acoplado |
Em outra aplicação, como é o caso dos Inversores de Frequência WEG existem parâmetros que monitoram quanto tempo os ventiladores internos (cooler) ficam ligados para a eventual troca por tempo de uso ou em uma possível queima.
Após esta análise fica mais fácil de compreender o porque da existência dos ventiladores em "miniatura". Todo circuito eletrônico dissipa calor através de seus componentes, uns mais e outros menos, por isso da necessidade em alguns casos de um sistema de troca de calor, nos casos de placas eletrônicas o cooler é essencial para o funcionamento e para a manutenção da vida útil do equipamento. Ou seja, um componente barato que é fundamental para o sistema.
Até a próxima...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.