A importância de um aterramento elétrico eficiente - Parte 2


29 agosto, 2016


Na primeira parte dessa série de publicações, abordamos a importância de um aterramento elétrico eficiente: Falamos sobre como o aterramento protege as pessoas em caso de “vazamento” de tensão para a carcaça do equipamento, seja por um problema de isolamento ou eletromagnética, ou até mesmo escoar cargas estáticas geradas através dos equipamentos.



Um aterramento adequado pode salvar vidas e equipamentos. Mas... o que é um aterramento adequado? Como podemos medir a qualidade do aterramento de uma instalação?

O aterramento é medido através da sua Resistência Elétrica, que é medida em Ohms (Ω). Quanto mais próximo de zero, melhor será o aterramento.
Segundo as normas NBR-5410 e NBR-5419, o valor da resistência elétrica do aterramento deve ser menor ou igual a 10 Ω.
E como medir esse valor?
Para medir o valor da resistência do aterramento, utiliza-se um equipamento chamado Terrômetro:



O terrômetro possuí duas hastes de medição que são cravadas à determinadas distâncias do ponto do aterramento para realizar a medição. Conforme mostrado nas imagens abaixo:



Dessa forma, você estará mantendo a segurança dos usuários e dos equipamentos além da proteção contra surtos de tensão ou fuga de corrente.
Quer saber mais como você pode melhorar o aterramento e proteger os equipamentos de sua residência? Entre em contato conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.