Novas características para Inversores na Safra 2013/2014


29 junho, 2013
A cada safra que passa identificamos melhorias possíveis a serem feitas. Um problema frequente que os agricultores encontram no sistema de bombeamento é a grande variação da tensão, sendo esses um dos grandes problemas impostos para aplicações de equipamentos elétricos na área rural.
Apesar do Inversor de Frequência suportar uma grande variação da tensão trifásica da entrada, o mesmo tem seu limite, sendo o limite máximo o perigoso, porque caso esta tensão esteja elevada pode ocorrer a queima de um ou mais componentes.
Para evitar este problema a Eletroeste desenvolveu um software para o inversor que monitora a tensão de entrada e caso esteja elevada o sistema de bombeamento irá desligar e alertará ao usuário a tomar providências. Ou seja, essa solução irá evitar ao agricultor tenha gastos com a queima de equipamentos.


O componente limitante no inversor desta tensão elevada são os capacitores do Link DC, onde caso ocorra a explosão de algum capacitor, o mesmo poderá colocar mais componentes em curto.

Esta é mais uma automação adicionada ao acionamento de sistemas de bombeamento, Motor Sob-Controle da Eletroeste.


Vale mencionar que esta solução (detectar tensão elevada/baixa) o Integro já consta desde a safra de 2012/2013, sendo independente do tipo de acionamento o Integro pode desligar o sistema de bombeamento em caso desta tensão estar elevada ou baixa.

Siga acompanhando nosso blog, em breve iremos ter mais descrição sobre o Inversores de Frequência em sistemas de bombeamento, como por exemplo: Porque o Inversor suporta variação da tensão de entrada?

3 comentários:

Unknown disse...

Bruno, este software não é incluso no inversor...ou seja o inversor para proteger o motor necessita desta programação??

Outra pergunta, neste tipo de falha (subtensão/sobretensão) existe o risco de danos no inversor ou o mesmo está protegido através do próprio software?

Bruno disse...

Vinicius esse programa não protege o motor, ele protege apenas o Inversor. A tensão que o Inversor fornece ao motor é independente da tensão de entrada do Inversor, ou seja, a tensão no motor sempre é a mesma, dependendo apenas das configurações do Inversor.

Então, este software desliga o motor e alerta o usuário que a tensão de entrada está próxima ao limite da tensão de entrada do Inversor, dando tempo para o usuário tomar as providências necessárias.
No caso desligamos o motor com uma tensão trifásica de entrada de ~520 V (Fase-Fase), o que deixa o usuário ainda com margem antes de danificar algo no Inversor.

Bruno disse...

Vinicius apenas para adicionar, mencionei que a tensão no Motor é independente da tensão de entrada, isto para o caso da tensão alta. Em breve iremos fazer outro post explicando melhor essa característica do Inversor.

Postar um comentário

Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.