Talvez você nunca tenha lido ou escutado estas palavras: sistema embarcado. Mas se você é da área das exatas, mais especificamente engenharia ou ciências da computação, você já ouviu. Então, o que é um sistema embarcado (embedded system)?
Primeiro, aposto que você tem algum sistema embarco perto de você. Será? Eu não saio de casa sem um, meu relógio. Alguns exemplos, ar condicionado, despertador, controle remoto, roteador, impressora, etc.
Um sistema embarcado é qualquer equipamento eletrônico e/ou eletrônico-mecânico projetado para a execução de uma tarefa específica.
Seguindo nos exemplos, despertador, apenas toca a rádio ou som no horário programado. Controle remoto, controla um equipamento a distância e assim vamos nos outros exemplos.
Sistema embarcados desenvolvidos pela Eletroeste |
Agora, os sistemas embarcados desenvolvidos pela Eletroeste:
- Medidor de Vazão Portátil: medição de velocidade e vazão da água para sistemas de bombeamento em cultivo de arroz;
- Sinalizador de Capacitores: monitora banco de capacitores e indica quando o mesmo falhar;
- Integro: monitora, controla, automatiza o sistema de Irrigação e protege o sistema e usuário, onde o controle e monitoramento pode ser feito a distância;
- Sensor de Vibração Antifurto: detecta vibrações no sistema que o sensor está instalado e conta com ajuste de sensibilidade;
Então cada equipamento tem uma função específica e não executa outra tarefa que esteja fora de suas características técnicas. E para atender estas características cada equipamento tem sua peculiaridade, tanto de hardware e firmware.
No caso de nossos sistemas embarcados, todos contém um microcontrolador (uC) onde nossa inteligência (programa) controla os estados do equipamento. Por exemplo no Integro temos a placa Principal que é responsável pelo processamento das informações e controle, e existem outras placas que gerenciam a parte de energia, entradas e saídas de sinais e proteção elétrica. Já no Sinalizador de Capacitores, estas etapas estão todas em uma placa.
Placa Principal do Integro |
O sistema embarcado é muito mais do que apenas programação ou apenas placas eletrônicas e sim uma junção de diversas áreas de conhecimento, o que abre diversas possibilidades de aplicações em todos os ramos de negócios.
No último seminário do Uruguaiana Tech ministrei a palestra "Desenvolvimento para Sistemas Embarcados" onde tive a oportunidade de falar sobre Sistemas Embarcados e etapas do seu desenvolvimento para jovens que estão começando na área da exatas. Acredito ter conseguido despertar a curiosidade da turma, porque no final da palestra diversas perguntas foram feitas.
Em futuros posts eu e meus colegas vamos falar mais sobre o "baixo" nível dos sistemas embarcados como, uC, gerenciamento de energia, sensores, etc...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.