1° Outdoor inteligente X Outdoor Comum


30 agosto, 2014
Como já falamos nos outros posts sobre o Outdoor, 1º Outdoor Inteligente do Brasil desenvolvido pela Eletroeste - O Projeto e 1º Outdoor Inteligente do Brasil desenvolvido pela Eletroeste, nosso Outdoor é inteligente pois não precisa ficar a noite inteira com lâmpadas energizadas gerando luminosidade e ainda mais no nosso projeto a luz permanece acesa apenas enquanto tem carro trafegando na estrada. E aí querem mais vantagens?? Então aí vai, para ter holofotes iluminando precisamos de energia elétrica. Então necessitamos ter uma rede elétrica e em toda rede elétrica precisamos ter um transformador para nos fornecer energia na tensão adequada, isto tudo envolve custos e mais custos. Ta, só falta me dizer que para o Outdoor da Eletroeste não precisa de rede elétrica e nem transformador? Exatamente, a energia gerada para iluminar nosso Outdoor é toda oriunda do sol através de painéis solares.

Outdoor, Placas solares e LEDs.
Vamos supor agora que todas empresas querem ter um Outdoor iluminado na estrada. O que seria necessário ter para iluminar algo na beira da estrada? Energia Elétrica. Então precisamos fazer um levantamento de custos, na tabela a seguir temos uma base de valores para uma rede monofásica de aproximadamente 3 Km (distância que o nosso Outdoor está da Sede, onde tem energia).


Linguagem de Programação C - Cálculos de variáveis Floats em uC 8-bits


21 agosto, 2014
No desenvolvimento de firmware para sistemas embarcados, não raro precisamos obter e tratar dados que necessitam de uma certa precisão (entenda-se casas decimais depois da vírgula). Apenas para citar um exemplo de dados que necessitam um controle preciso, podemos citar o Medidor de Vazão Portátil desenvolvido pela Eletroeste. Uma pequena perda na precisão dos dados poderia resultar em desconsiderar valores importantes que tirariam a confiabilidade do equipamento. Além disso outros sistemas embarcados que medem pressão, velocidade e valores elétricos como tensão e corrente em geral necessitam de dados precisos. Para isso, seria normal utilizar uma variável float para o armazenamento dos dados. Entretanto, em geral tratar esses dados precisos envolvem cálculos e, quando trabalhamos com microcontroladores 8-bit, fazer excessivos cálculos com variáveis float (32 bits) pode se tornar inviável. 

Eletroeste rumo a Embedded System Conference (ESC Brazil) e a Expointer 2014


16 agosto, 2014
Pessoal estamos a poucos dias de dois grandes eventos que a Eletroeste irá participar, a ESC Brazil de 25 a 26 de agosto e a Expointer de 30 de agosto a 07 de setembro. E ainda participarei da ESC Brazil como palestrante. Mas o que estes dois eventos tem em comum? Vamos ao post....

 
Novamente a Eletroeste está indo a Expointer, após ter participado em 2009. Estamos de volta a uma das maiores feiras do agronegócio do mundo. Estaremos junto com nosso parceiro, Orlando Carlos Thoma de Cachoeira do Sul. Mas por que estaremos na Expointer? Porque desenvolvemos tecnologia própria e inovadora para Sistemas de Bombeamento da agricultura, exemplo o Integro, o 1° Equipamento de Controle e Monitoramento a distância do sistema de Irrigação da cultura de arroz do Brasil. Então o que a ESC tem em comum? Bom, primeiro explico o que é a ESC, ou Embedded System Conference.

Lançamento de nova solução - Motor Sob Controle AO TEMPO


08 agosto, 2014
Apresentando hoje no nosso Blog mais uma novidade que a Eletroeste está disponibilizando para essa safra (2014/15), estamos falando do nosso novo modelo de quadro, que intitulamos como: "Motor Sob Controle AO TEMPO", onde o acionamento do motor elétrico pode ser instalado ao tempo, IP53 (post anterior explicamos sobre grau de proteção, IP). No decorrer da postagem falaremos mais sobre o que tem de novo nele. Mas agora leitores queremos que vocês pensem, vale a pena construir uma casinha no Levante? Quanto tempo é perdido? Quanto dinheiro investido? Essa casinha será usada na próxima safra? O lançamento oficial do quadro ocorreu no dia do nosso 1º Happy Hour Técnico (já falamos sobre o evento no Blog) mas agora falaremos mais detalhadamente sobre esta novidade.

Modelo de Quadro exposto ao tempo.

Integro - Parte 8: Custos, quanto vale o Integro?


01 agosto, 2014

Pessoal neste post vamos falar sobre o custo do Integro. E como no post anterior onde já falamos de Super Heróis e o Integro, neste post voltamos com esta associação.

Uma questão que sempre surge de nossos clientes é referente ao custo do Integro. Então neste post estamos colocando alguns custos no papel, ou melhor, no blog, para podermos explorar melhor esta questão.


               
O Integro consta com diversas características desenvolvidas especificamente para sistemas de bombeamento para a agricultura e isto é um dos motivos que o torna o 1° equipamento deste tipo do Brasil. Através destas características listamos os equipamentos que são adicionados a um acionamento de motor elétrico para fazer a automação necessária para o Sistema de Bombeamento.