Proteção de Equipamentos de Baixa Tensão


29 novembro, 2014
Muita gente já ouviu falar sobre DPS e até já viu instalado em algum lugar. Mas quem sabe realmente para que serve um? A seguir nesta postagem explicaremos melhor o funcionamento deste dispositivo de proteção, mostraremos um exemplo real de aplicação e ainda será aberto um espaço para novas ideias e comentários.


Na imagem acima podemos visualizar o Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS), a esquerda um modelo antigo, em caso de falha detectada ele queima e deve ser trocado por completo. No caso do modelo da direita podemos trocar apenas o refil, ficando mais fácil efetuar a troca e também mais barato. Mas agora, vamos falar mais de como funciona este equipamento. É um dispositivo criado para proteger as instalações elétricas e os equipamentos eletro-eletrônicos contra surtos, sobretensões ou transientes diretos ou indiretos. O dispositivo age independente da origem, seja por descargas atmosféricas ou por manobras da concessionária.

Análise sobre a pesquisa no mercado Brasileiro de Sistemas Embarcados


20 novembro, 2014
Na terça-feira no dia 28 de outubro o Portal Embarcados divulgou a pesquisa sobre o mercado brasileiro de sistemas embarcados (SE) (inglês: embedded system, explicação) onde 901 pessoas que atuam neste área responderam a diversas perguntas. Deste estudo que iremos falar nest post, porque aparece várias informações interessantes. Você pode baixar a pesquisa no link... Vamos lá..
Portal Embarcados
Primeiro tópico interessante, Sp tem 4 x mais pessoas desenvolvendo SE do que o segundo colocado, MG.  O RS é o terceiro estado, depois vem PR, SC e depois outros com menos da metade de pessoas do que o quarto, SC.

Integro - Parte 9: Segurança do Usuário (Segurança do Trabalho)


12 novembro, 2014
Na lavoura orizícola, necessitamos de um sistema de bombeamento confiável. Mas todo mundo que trabalha na zona rural sabe da vulnerabilidade que sofre esse tipo de sistema, podemos citar: Fornecimento de energia instável, falta de segurança do trabalho, roubos, entre outros problemas que nos atingem direta ou indiretamente. Nesse post queremos mostrar que a segurança de um Levante não passa apenas em isolar eletricamente os componentes, chavear as casinhas e colocar um alarme, no projeto e consequentemente na construção da casinha podemos aumentar e muito a segurança dos operários. A seguir será mostrado em fotos e comentários como isolar e proteger os usuários.
Vamos pensar juntos, quem conhece o Integro, sabe que podemos controlar o motor a distância. Mas se além disso isolarmos o local que fica o Integro de onde vai ficar o quadro de comando? Isso aumentaria muito o nível de segurança do Levante, principalmente quando o Integro está sendo instalado e/ou está em manutenção, na foto podemos ver um exemplo de como fica na prática essa ideia.



Como arrumar ponteira de um Osciloscópio


01 novembro, 2014
Pessoal neste post vamos falar da nossa manutenção que fizemos em uma ponteira (probe) x100. Primeiro, x100 quer dizer que o sinal medido é atenuado 100 vezes, ou seja, se estamos medindo uma tensão de 100 V, a tensão no osciloscópio será 1 V.
Esta ponteira é utilizada para fazermos nossos testes em tensões elevadas, 110 Vac até 800 Vdc, mas desta vez, a ponteira simplesmente parou de funcionar. Nosso primeiro passo foi medir a continuidade da ponteira, mas devido a atenuação do sinal é necessário medir a resistência e? Nada, circuito aberto. Porém como não sabíamos a resistência da ponteira para atenuar o sinal então poderia ser o multímetro o problema, pois ele não mede uma resistência maior que 99 Mega Ohms.
Ponteira x100 desmontada