Se você acompanha o blog, já conhece o Registrador de Vibrações em Cartão SD. Mas, para que serve a Análise de Vibração? Em que isso pode nos ajudar?
Atualmente as indústrias e processos têm enfrentado desafios, como redução de custos de manutenção e aumento do tempo de operação das máquinas.
Atualmente as indústrias e processos têm enfrentado desafios, como redução de custos de manutenção e aumento do tempo de operação das máquinas.
A busca de novas técnicas para ajudar a reduzir esses custos são intensas e uma das melhores técnicas é através da Análise de Vibração. Com isso, é possível garantir a operação sem riscos de quebra inesperadas até a execução de uma parada planejada.
A vibração mecânica é um movimento
oscilatório de uma máquina ou de um componente da maquina, em torno de
um ponto de referência. A vibração pode ser destrutiva quando
ultrapassar os limites toleráveis pela máquina.
As principais fontes causadoras de
vibração são: desbalanceamento, desalinhamento, folgas mecânicas, eixo
empenado, defeitos de rolamentos, lubrificação, falha elétricas em
motores, engrenamentos defeituosos, falha em polias e correias, etc.
No exemplo abaixo, o Registrador de Vibrações foi fixado em uma motobomba, com o objetivo de coletar os dados durante o seu funcionamento. O gráfico abaixo mostra os dados coletados durante um alguns minutos de funcionamento:
Para facilitar a análise do gráfico, alguns filtros podem ser aplicados aos dados coletados com o Registrador de Vibrações, como mostra a imagem abaixo:
Acima, o gráfico original. Abaixo, o gráfico após os cálculos. |
A análise de vibrações é a técnica utilizada para a avaliação de máquinas rotativas que apresenta um melhor custo/beneficio, em relação as demais técnicas, fornecendo dados que possibilitam prolongar a vida dos equipamentos, baseando-se nas informações obtidas durante a operação normal do mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.