Em todo o projeto, no início necessitamos fazer o levantamento de requisitos, onde podemos dividir em básico e avançado. Básico são as características necessárias para o produto funcionar da maneira mais simples, já o avançado tem incrementos que podem melhorar o produto de diversas maneiras. Estas características podem serem sub-divididas em custo, design, funções, interface e outras.
Em um projeto que desenvolvemos a necessidade básica era a medição de peso, ou seja, era um medidor de peso e/ou balança. Então vamos listar os requisitos para a medição de peso:
- Peso máximo 30 kg;
- Peso mínimo 13 kg;
- Faixa de medição entre máximo e mínimo;
- Resolução 500 g;
- Precisão ± 200 g;
- Acurácia ± 300g;
- Alarme nível 1, peso medido em 16 kg;
- Alarme nível 2, peso medido em 14 kg;
- Indicação de peso;
- Alimentação por bateria;
- Baixo consumo e energia;
- Isolação elétrica entre local de medição e material a ser medido;
- Baixo custo;
- Alarme sonoro ou visual;
- Fácil instalação;
- Método de medição de peso, a definir;
Também seria adicionado aqui o nicho de mercado a ser atingido, porém como estamos citando este projeto como genérico para medição de peso, esta opção não foi adicionada.
Já os requisitos avançados:
- Alarme com módulo sem fio para colocação de alarme a distância ou bluetooth com app para celular;
- Display indicando o nível de peso da carga e carga da bateria;
Através desta divisão de requisitos a tomada de decisão na etapa de definição de características existentes no projeto é mais fácil.
O projeto foi apresentado e agora, o outro passo foi a escolha do método de medição de peso e para a seleção deste método também deve ser levado em conta os requisitos já mencionado aqui, tais como baixo custo e consumo de energia, etc, e será isso que iremos falar na parte 2 deste post, fique atento....
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.