AC/DC: A primeira guerra de normas, uma revisão do Livro - Parte 2


13 março, 2015
Voltando a guerra de normas, agora a Parte 2. Após Tesla ter trabalhado com Edison, o mesmo foi atrás de investidores para um de seus inventos, invento este que contribuiu para a vitória do tipo de energia elétrica a ser distribuída, o motor de indução CC. Tesla teve a ideia deste motor durante as aulas do colégio quando um de seus professores mostrou o motor de escovas CC e o mesmo parou de funcionar. Tesla pensou e um motor mais eficiente que não existisse atrito, isto ocorre neste tipo de motor CC. Mesmo nos dias atuais a ideia do motor de indução continua sendo uma ideia genial, a meu ver, porque utiliza o princípio do eletromagnetismo em conjunto com CA.

Nikola Tesla e o seu Motor de Indução CC no Museu Washington

Ops, me esqueci de um detalhe, você sabe qual é o nome da empresa do Edison? General Electric ou atualmente GE, isso mesmo, a GE foi fundada por Thomas Edison. Mas voltando a saída de Tesla da GE, naquele momento Tesla estava procurando um investidor para seu motor de indução e então encontrou outro grande nome da nossa história, George Westinghouse que também teve diversas patentes concebidas durante sua vida. Após ter ganhado dinheiro com seu freio a ar para trens, George voltou seus interesses para a eletricidade e comprou diversas patentes na área. Um dos grandes problemas da CC era a distribuição, devido a tensão ser baixa e assim as correntes altas, Lei de Ohm → V = I x R, os cabos necessariamente devem ser grossos, ou seja, o sistema de distribuição em CC teria um alto custo. Já a distribuição em CA poderia ser reduzida o custo se elevasse a tensão de distribuição, uma vez que utilizando um transformador seria possível elevar a tensão, consequentemente diminuiria a corrente e a espessura dos cabos, novamente Lei de Ohm. Pessoal uma questão muito importante na eletricidade e às vezes é mal interpretada, para a eletricidade o que importa é a potência a ser distribuída, e a potência é dada por P = V x I, então não importa se a tensão ou a corrente será elevada, o importante é que potência de X Watts seja fornecida para as casas.
Mas voltando ao encontro entre George W. e Tesla, naquele momento George percebeu que poderia ter outra vantagem sobre CC e Edison, um motor mais eficiente. E também Tesla tinha sido concebido com a patente do “Sistema polifásico de Tesla”. Assim George comprou os direitos das patentes de Tesla e o mesmo foi trabalhar com George. O resto da história nós sabemos, CA dominou o mundo e a Edison perdeu a guerra.

Mas será mesmo que Edison perdeu? Atualmente a eletrônica, carros funcionam em CC. Novas linhas de transmissão estão sendo feitas em CC, carros elétricos também funcionam em CC, aham, um grande detalhe, vocês sabiam que em 1910 carros elétricos da Ford eram vendidos? Graças a bateria produzidas por Edison, e ele trabalhou bastante nos seus últimos anos para desenvolver uma bateria mais eficiente e como podemos ver nos dias de hoje nossas baterias seguem sendo um problema, porque ainda não conseguimos armazenar grande quantidade de energia nas baterias.

E a guerra acabou? Ainda não... Mas o mundo de hoje agradece a estes grandes nomes de nossa história: Thomas Edison, Nikola Telsa e George Westinghouse.

Para quem gosta de eletricidade, negócios e história, o livro é muito bom de ler: AC/DC: The Savage Tale of the First Standards War.

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