Iphone e capas metálicas


17 abril, 2014
As vezes colocamos a culpa no fabricante de um aparelho mas quando verificamos a fundo a razão, a culpa é secundária. Vamos a uma situação real. Atualmente existe um mercado a parte para os celulares, o mercado de acessórios, um deles são as capas para celulares. Eu sempre procuro uma capa robusta, uma das razões é o meu trabalho e também porque não cuido tanto do celular.
Minha ultima capa que comprei para o iPhone foi uma capa metálica, bonita e pesada. Realmente pesada, acho que triplicou o peso do celular. Bom, metal e comunicações sem fio não combinam se não estão bem projetadas. Em resumo, essa capa metálica realmente piorou o celular.

Mas o que aconteceu para o celular?


  • Consumo maior de energia, consequentemente diminui o tempo de duração da bateria;
  • Prejudicou a qualidade do sinal da rede de celular, em alguns locais a internet ou mesmo a voz, ficavam bem prejudicadas;
  • Prejudicou a qualidade do sinal de WiFi, apenas quando estava próximo ao acess point era possível conectar e também normalmente o celular não ficava conectado a rede de WiFi;

Isso aconteceu porque?

Ondas eletromagnéticas são refletidas por superfícies metálicas. No caso da capa, ela não cobria totalmente o celular, mas boa parte dele, prejudicando tanto a transmissão como recepção pela rede de celular e WiFi. Isso faz com que o celular tenha que aumentar a potência de transmissão para conseguir estabelecer conexões.
Isso explica o porque o celular perdia a rede de WiFi rapidamente e passava para a rede de celular, aumentando o consumo de energia, uma vez que a conexão na internet pela a rede de celular necessita maior uso de energia. E mesmo na rede de celular, a transmissão utiliza potências de transmissão mais elevadas devido o sinal de recepção estar prejudicado pela capa metálica (claro, se o celular tiver a opção de variar a sua potência de saída). Ai estão as razões da bateria durar menos tempo.

Enquanto utilizava a capa metálica estava desconfiado destas questões, mas quando eu confirmei isso? Quando troquei minha capa. A bateria começou a durar mais, até me impressionou, e também o sinal da WiFi como da rede de celular melhoraram. Então pessoal, esse era o caso que a Apple (fabricante) não tinha culpa e aposto que deve ter uma capa metálica para o Samsung Galaxy que prejudique da mesma forma. Até o próximo post....

4 comentários:

Anônimo disse...

Bruno, excelente postagem, tenho o mesmo aparelho, porém sem capa alguma, e tenho sofrido com problemas de sinal, no escritório, para atender uma ligação preciso ir até a porta da frente, quase na calçada. Acho que é mais culpa das operadoras do que das fabricantes. Abraço
Luiz Glasenapp

Bruno disse...

Obrigado Luiz...
Luiz te pergunto, e em comparação com outros celulares, como é o sinal? Te pergunto porque não tenho nada a reclamar do sinal do iPhone em relação aos celulares antigos que tive.
Não descartaria a possibilidade deste teu iPhone em especial estar com problema, uma vez que estamos falando de um sinal de RF que é algo "delicado" na eletrônica, mas não acho.

Anônimo disse...

Olha, enfrento problemas direto, as vezes simplesmente não liga para ninguém, tenho que desativar o sinal 3G e o uso da rede do celular, somente assim completa a ligação. Isso na cidade, em locais do interior aonde outros celular pegam sinal ele pega também e liga normalmente.
Eu tive que cortar o meu chip original, que já deve ter uns 7 ou 8 anos, desconfio que isso também venha causando falhas no sinal e ligações.
Luiz

Bruno disse...

O meu ocorre esse problema as vezes (não ligar mais) e desligo/ligo para voltar. Isso ocorre quando o Iphone perde o sinal da rede de celular, o que explica o teu caso, porque como tu tinha falado no local onde tu fica o sinal é ruim. Então esse problema ocorre quando o Iphone perde o sinal da rede de celular.
O chip guarda dados da linha para a rede de celular e não tem relação com a parte de Radio Frequência (RF). Prova disso é meu chip, comprado em loja.
Abraço

Postar um comentário

Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.