O Fusível Queimou? QUE D... Nós (desenvolvedores) Adoramos Fusíveis!


08 junho, 2013
Fusíveis: NH 3(710 A), NH 2 (450 A),  Diazed, Cerâmico e de Vidro
Geralmente quando um fusível queima as pessoas se assustam, mas essa reação é errada. Se o problema for só o fusível queimado, COISA BOA! Claro, seria melhor nada estar queimado ou danificado. Para ver como é bom que o problema seja só este, aqui vai uma definição bem simples do que é um fusível.

 Fusíveis são componentes dos circuitos de alimentação, que tem como função a PROTEÇÃO contra curto circuito e sobrecargas (curto circuito e sobrecarga são coisas RUINS). Ou seja, se o fusível queimou, é porque ele agiu. Se ele agiu foi para proteger de uma falha maior ainda. Ás vezes ele queima sem mesmo ter ocorrido alguma falha considerável, isso porque ele é sensível para aumentar a proteção. Para ajudar, nesse próximo parágrafo vai algumas dicas e talvez um pouco mais de conhecimento.
 
Se um aparelho eletrônico “estragou”, antes de levar para manutenção, não custa verificar se foi APENAS um fusível queimado. Isso mesmo, APENAS O FUSÍVEL. Para quem gosta de mexer em circuitos, perfeito, é só trocar por um de mesmo valor. Pra quem nunca abriu um aparelho eletrônico e mexeu, essa é uma ótima oportunidade para fazer isso. Apenas não esqueça de desligar o aparelho da TOMADA para isso. Caso leve para manutenção, além de pagar a troca do fusível, tem que pagar a mão de obra, e em alguns casos pagar algo a mais que o responsável pela manutenção pode dizer que “estragou” junto com o fusível.

Mas CUIDADO! NUNCA troque por um de tensão menor pois ele pode queimar novamente mesmo sem ter ocorrido problemas, e comprometer o uso do aparelho. E PIOR ainda, NÃO troque por um de maior capacidade de corrente, assim você desprotege o equipamento, e caso ocorra uma sobrecarga, o fusível não queima (QUE BOM!), MENTIRA. Isso pode ser muito pior. Se o fusível não queima, o equipamento estará desprotegido, assim quem pode ser danificado são os componentes internos do aparelho, e com certeza o conserto será MAIS caro. Por outro lado se o fusível queimar de novo, aí sim tem que procurar outro jeito de arrumar, porque PODE ser algo SÉRIO.

Insistindo na verificação e troca de fusíveis queimados, vale lembrar que o valor de um fusível é BAIXISSÍMO. Então, depois de ler e ter um pouco de conhecimento sobre fusíveis tente trocar algum fusível queimado, caso queime de novo, não tem problema, ele fez o que tinha que fazer, queimou!

4 comentários:

Anônimo disse...

Legal! Parabéns pelo Blog!
Abraços!

elton_S.A disse...

Olá. tenho uma dúvida sobre algo que ocorreu em meu serviço. Um fotógrafo ligou uma tocha de iluminação em uma tomada 220v, mas o aparelho é de 110v. Queimou o aparelho, mas o fusível está intacto. Isso procede? Tentei ler aquelas letrinhas no fusível e vi que está escrito 250v, isso tem algo a ver com o ocorrido? obrigado

Bruno disse...

Olá Elton..
O fusível queima devido a corrente maior que sua capacidade, ou seja, a proteção é de sobre-corrente. No seu caso ocorreu uma sobre-tensão, tensão maior que a suportada pelo equipamento.
Porém dependendo do equipamento, em caso semelhante ao seu, pode ocorrer de queimar apenas o fusível e após troca-lo, o equipamento volta a funcionar, mas este é o caso que o equipamento também tem proteção de sobre-tensão.
Abraço

Lorena disse...

obrigada pelas dicas, vou aplicar na hora de ir em uma loja de materiais eletricos zona norte sp excelente abordagem

Postar um comentário

Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.