Segurança do Trabalho: NR 12 e o botão de emergência


01 agosto, 2015
Vocês leitores se preocupam com segurança do trabalho? Assim como em nossas vidas, onde precisamos estar seguros no dia-a-dia (a segurança no país não está em alta mas não vamos entrar neste tópico), os operários de máquinas e equipamentos também precisam de cuidados específicos. Neste post, falaremos sobre esta norma que foi revisada em 2010 e cada vez mais está sendo cobrada pelos órgãos responsáveis. Nós da equipe da Eletroeste trabalhamos com quadros equipados com botões de emergência há bastante tempo, e nossos novos comandos sempre tem um botão para proteção.

Figura 1: À esquerda um exemplo de quadro saindo da Eletroeste e à direita, em destaque, um botão de emergência tipo cogumelo

Se precisamos de segurança pública para andar pelas ruas, imagina os trabalhadores e operários de máquinas e equipamentos elétricos, só por envolver eletricidade já correm riscos, então imagina se o mesmo não estiver equipado. A NR 10 (bastante conhecida) cobra bastante dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) e a NR 12 exige e supervisiona os equipamentos de uma maneira mais específica. De nada adiantaria um trabalhador estar todo equipado com EPIs e este mesmo precisar manusear uma máquina sem as mínimas exigências de segurança.
O funcionamento deste botão de emergência é simples, ele fica ligado em série com o comando, ao apertá-lo o botão corta a passagem de corrente e a máquina é desligada rapidamente, e o botão deve ficar para fora do quadro e nunca no interior do mesmo. Nos quadros montados na Eletroeste, este botão entra em série logo no início do comando, ou seja, ele corta a passagem de corrente em todo o quadro de comando, evitando também choques em partes específicas do quadro. Uma analogia ao botão de emergência seria um botão corta circuito instalado em carros antigos que não deixa a ignição dar partida, a principal diferença é que enquanto um fica o mais escondido possível (nos carros) o outro temos que deixar em destaque (nos quadros). 
Sabemos que não vamos acabar com os acidentes no trabalho, mas podemos evitar e consequentemente diminuí-los de maneira considerável. Para isso a segurança deve vir antes de tudo, na hora da montagem colocando todos dispositivos de segurança necessários e na hora da operação precisamos de concentração e conhecimento de todos equipamentos, sejam eles: individuais, coletivos ou diretamente instalados nos quadros. E lembrem-se os equipamentos não foram feitos para enfeite e nem para ficarem guardados, precisamos usá-los. Como diz o ditado popular: "A segurança vem em primeiro lugar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.