Associação de Baterias


25 julho, 2015
A maior parte dos aparelhos que usa pilhas necessita de duas ou mais pilhas. As pilhas podem associar-se em série e paralelo. Nas ligações em série a tensão aumenta, nas ligações em paralelo a capacidade de corrente aumenta, mas a tensão se mantém a mesma.
Nesse post, vamos ver como podemos fazer essas ligações para alcançar a tensão ou capacidade desejada

Baterias conectadas em série

Quando duas ou mais baterias são ligadas em série estamos aumentando a tensão (V), conservando a mesma capacidade de corrente (Ah) de cada uma individualmente.

Apostila-Bruno-17.jpg



Para isso, basta ligar o polo negativo da primeira bateria com o polo positivo da bateria seguinte.


Bateria conectadas em paralelo

Quando duas ou mais baterias são ligadas em paralelo estamos aumentando a sua capacidade de corrente (Ah), conservando a mesma tensão (V) de cada uma individualmente.

Apostila-Bruno-18.jpg

Para isso, basta ligar o polo negativo da primeira bateria com o polo negativo das seguintes e o polo positivo com o polo positivo das seguintes.


Ligação Mista (Série-paralelo)

A ligação de baterias em série e paralelo simultaneamente permite aumentar a tensão (V) e a capacidade (Ah).

Podemos citar vários exemplos de associação de baterias no nosso dia a dia, como o controle remoto, que geralmente utiliza 2 pilhas de 1,5V em série (1,5 + 1,5 = 3V), ou o caminhão, que utiliza duas baterias de 12V em série (12+12 = 24V).



Nos modernos carros elétricos, a associação de baterias é essencial para atingir a tensão necessária para o funcionamento e também para aumentar a autonomia do veículo.



Um abraço e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.