Auto It: Um simples e fácil script de programação


01 maio, 2014
     Para quem nunca usou ou até mesmo para quem nunca ouviu falar, estamos falando de um script simples e fácil de usar. A primeira vista parece ser limitado, talvez pela facilidade no manuseio. Mas aí é que está o engano, pode-se fazer milagres com o Autoit. E mais, falaremos também a respeito do Koda, outra ferramenta que pode ser utilizado junto ao AutoIt..
     Vamos explicar, mais teoricamente agora, o que é o Autoit, o que ele faz e que tipo de linguagem utiliza. O Autoit é um script de programação para "iniciantes" que pode fazer de tudo. Por que definimos como programação para iniciantes? Não se preocupem, não é por ser demo ou algo do tipo, e sim pela facilidade de utilizá-lo, começando por ser um script de programação (semelhante a linguagem BASIC) em poucos dias o usuário se familiariza. 

Quando falamos em Autoit, não podemos deixar de falar, ou melhor, elogiar o sistema de ajuda (F1) fornecido pelo programa, sistema direto e bem explicado, que acompanha exemplos prontos para melhor visualizar e entender cada lógica. Continuando, nesse tópico de ajuda, possuem na internet diversos fóruns destinados, especialmente, a lógica de programação do Autoit. Com o uso dele, podemos automatizar tarefas do Windows, criar planilhas entre outras coisas. Porém, devemos cuidar pois existem malwares criados com a plataforma, e também alguns usuários utilizam para controlar e manipular jogos online. Mas isso vai de cada um, dentro da programação abre-se um leque imenso de possibilidades, cabe ao usuário escolher o que quer seguir.
Exemplo de programa implementado com Autoit
     Neste parágrafo queremos falar a respeito do Koda (mencionado no início). O Koda é um aplicativo independente que foi desenvolvido para ajudar a criar formulários (GUIs) para linguagem de script AutoIt3. Sendo assim, com ele conseguimos elaborar interfaces com botões, gráficos, calendários, barras, etc... só clicando e arrastando figuras e ao apertar um botão é gerado o código para utilizarmos no Autoit. Ou seja, o Koda gera o código da interface (se for programar manualmente, com certeza será mais complicado).
     O que queremos com este post? Nada de mais, apenas apresentar este script de programação simples, bom de trabalhar e muito útil. Está em desenvolvimento na Eletroeste um software (todo programado com Autoit) que será utilizado diretamente para configuração do Integro (produto fabricado pela Eletroeste). Então se acostumem com o Autoit, pois em breve estaremos falando nele de novo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.