Inversor de Frequência e a variação de tensão em Zonas Rurais


06 setembro, 2014
O que é variação de tensão? Todos sabemos que para ligar nossos equipamentos eletrônicos precisamos de energia. E esta energia tem que estar dentro de um padrão estabelecido pela ANEEL. Aqui em Uruguaiana somos abastecidos pela concessionária AES Sul e também sabemos que a tensão fornecida a nós consumidores é de 220 V, conforme resolução esta tensão pode variar para mais (231 V) ou para menos (201 V). Esta tensão varia conforme o número de equipamentos ligados, quanto maior a carga, maior será a variação. E na zona rural que essa variação é maior ainda, o que podemos fazer? Neste post vamos explicar o funcionamento do Inversor de frequência e mostrar as vantagens de utilizá-lo.

Fluxograma: Lógica de funcionamento do Inversor
Analisando o fluxograma podemos entender melhor o que o Inversor faz com essa variação de tensão na entrada. Resumindo: O Inversor recebe uma tensão trifásica na entrada (380 V), retifica essa onda de tensão, depois essa onda é filtrada (Link DC), e a onda corrigida é utilizada para acionar o motor, aqui sem variação alguma. Vale lembrar que esta energia elétrica vem da concessionária em corrente alternada e com variação, dentro do Inversor ela é transformada em corrente contínua e depois volta a ser corrente alternada mas sem variação (corrigida). Basicamente é isso que o Inversor faz e por isso que ele suporta variação de tensão na entrada.

Agora vamos falar mais detalhadamente a respeito do Link DC, que é composto basicamente por Capacitores. Por que queremos falar sobre este Link e/ou Capacitores? Por causa do perigo que é trabalhar com estes componentes. Em todos produtos eletrônicos existe Capacitores, com diversas finalidades. Mas por que ele é perigoso? Porque mesmo com o aparelho desligado ele contínua carregado e pode causar choques elétricos, principalmente no caso do Inversor pois estes capacitores trabalham com tensão alta (podemos ver na foto a seguir). O capacitor se assemelha muito a uma bateria, pois ele armazena carga, a diferença é que ele armazena energia por um período curto de tempo. Por isso quando desligamos um aparelho eletrônico, principalmente quando trabalha com tensão alta, devemos esperar um tempo para mexer, tempo para descarregar os capacitores.

Foto da IHM - P0004 (Tensão no Link DC)
Então vamos olhar melhor para o nosso caso, na nossa região. Onde temos os maiores problemas de fornecimento de Energia Elétrica? Quem falou zona rural está correto. A variação de tensão é maior do que na cidade pois trabalhamos com equipamentos de carga bem maior. Então aí está uma ótima aplicação para o Inversor de Frequência. Se um motor trabalhar sempre com tensão sem variação a vida útil dele aumenta consideravelmente, enquanto que trabalhando com variação ele provavelmente queimará, ou no mínimo, precisará de manutenção mais frequente. E aí será que usar o Inversor para controlar os motores na lavoura tem alguma vantagem? Depois deste post acho que não fica dúvidas a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.