Integro - Parte 9: Segurança do Usuário (Segurança do Trabalho)


12 novembro, 2014
Na lavoura orizícola, necessitamos de um sistema de bombeamento confiável. Mas todo mundo que trabalha na zona rural sabe da vulnerabilidade que sofre esse tipo de sistema, podemos citar: Fornecimento de energia instável, falta de segurança do trabalho, roubos, entre outros problemas que nos atingem direta ou indiretamente. Nesse post queremos mostrar que a segurança de um Levante não passa apenas em isolar eletricamente os componentes, chavear as casinhas e colocar um alarme, no projeto e consequentemente na construção da casinha podemos aumentar e muito a segurança dos operários. A seguir será mostrado em fotos e comentários como isolar e proteger os usuários.
Vamos pensar juntos, quem conhece o Integro, sabe que podemos controlar o motor a distância. Mas se além disso isolarmos o local que fica o Integro de onde vai ficar o quadro de comando? Isso aumentaria muito o nível de segurança do Levante, principalmente quando o Integro está sendo instalado e/ou está em manutenção, na foto podemos ver um exemplo de como fica na prática essa ideia.




Na imagem acima pode-se visualizar o local onde está o disjuntor geral e o Integro (à esquerda), e o local onde está o quadro do comando (à direita). É fácil perceber a segurança disponibilizada ao usuário e/ou trabalhador. No caso do trabalho de instalação, é realizado sem energia, mas se o quadro estiver ligado o técnico pode chegar e desligar o motor manualmente (via Integro) sem chegar próximo ao quadro do comando energizado.
Outra vantagem interessante é que na tentativa de furto, o ladrão terá que "adivinhar" em qual porta está o disjuntor geral, Integro e Quadro do comando, gerando confusão. Vale reforçar que o sistema de alarmes do Integro a instalação como um todo.
Em outro caso pode-se ver o Integro instalado no lado de fora da casinha (ele é projetado para ficar ao tempo).




Novamente o usuário está protegido, pois não tem contato direto com o quadro de comando. E como sempre o Integro também está protegido, além de poder trabalhar ao tempo ele tem um sistema eficiente de alarme. Esta aplicação se dá, principalmente, em locais onde a casinha do Levante é pequena ou não confiável.
Lembrando a todos, que mesmo com essas medidas de segurança, não estamos livres de acidentes de trabalho e nem isentos de usar os EPIs necessários.
E vocês leitores o que acharam dessas ideias? Comentem e quem tiver alguma outra ideia deixe aqui para discussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.