Circuitos Dimmers de lâmpadas - Sempre ligados? Cuidado


07 dezembro, 2014
Pessoal neste post vamos falar um pouco de segurança em circuitos eletrônicos, mais especificamente sobre os dimmers que utilizamos para variar a intensidade de lâmpadas incandescentes e seu perigo. 
Em circuitos eletrônicos exitem diferentes níveis de tensões. Níveis de tensões de circuitos lógicos, de condicionamento de sinais, de circuitos analógicos, de circuitos de RF, de eletrônica de potência, estes são alguns exemplos. Usualmente níveis lógicos e analógicos não apresentam risco de choque elétrico ao usuários, CUIDADO pessoal, estou aqui considerando apenas o nível de tensão DC e justamente por isso que usei a palavra "usualmente". Já quando estamos trabalhando com circuitos de eletrônica de potência, normalmente as tensões são letais para usuários.

Dimmer da Exatron

O caso do circuito do dimmer é um circuito do tipo de eletrônica potência e apresenta tensões letais para os usuários. Claro que as partes que os usuários tem contato nos dimmers são isoladas eletricamente e por causa disso não apresentam perigo. Mas vamos a uma comparação entre um dimmer e um interruptor de parede. Quando a lâmpada é desligada pelo interruptor, o mesmo abre um contato mecânico e a fase (220 ou 110 Vac) não "aparece" na lâmpada, ou seja, não existe tensão na lâmpada. Já quando o dimmer apaga a lâmpada, mesmo assim existe uma tensão "residual" na lâmpada, você sabia disso? Então se eu tocar no soquete da lâmpada ou no soquete eu vou tomar um choque? Isso, mesmo, vai tomar um choque. Esse é o perigo dos dimmers, e agora eu explico o porque.

Vamos a um exemplo de um circuito de dimmer (circuito esta no site do famoso Newton Braga) abaixo. Então o resumo do funcionamento do dimmer é o potenciômetro P1 varia o ângulo de disparo do diac que aciona o triac e assim variando a tensão da carga, X1. Em relação a segurança, primeiro o Triac é um semicondutor que fica aberto quando está desligado o dimmer, primeiro cuidado, existe uma corrente residual em semicondutores. 


Circuito Dimmer - Site Newton Braga
Segundo e mais perigoso é que sempre existe tensão na carga X1 através do circuito C1, R1 e P1 como mostra a figura abaixo, e ai está o PERIGO. 


Para complementar, esse é o motivo porque dimmers comuns não conseguem desligar lâmpadas de Leds, justamente por causa desta tensão residual.

Então pessoal, tomem cuidado com cargas, lâmpadas e outras, que são acionadas por dimmers. No caso das lâmpadas com dimmer, desligar o disjuntor para trocar a lâmpadas é uma opção segura. Este mesmo problema ocorre para acionamentos de motores utilizando soft-starters e isto será o assunto para um post futuro, fiquem atentos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.