A importância de um datasheet e cálculo de potência dissipada em um Mosfet.


29 junho, 2015
Qual a importância de um datasheet? Você programador, técnico, estudante ou interessados em componentes eletrônicos tem o costume de utilizá-lo? Ou apenas ignoram...Quando tratamos de eletrônica de baixo consumo, low-power, com certeza uma pequena redução de perdas faz uma grande diferença. Nesse post falaremos de um caso que aconteceu há pouco tempo com o pessoal aqui do P&D. E esperamos que ao final deste depoimento, o pessoal comece ou continue dando importância a estes dados tão importantes.


Figura 1: Exemplo de datasheet de um Mosfet


No início parece complicado de entender e também parece ser inútil os dados e gráficos que constam em um datasheet. Mas com o tempo percebe-se a importância e o porque da existência do mesmo, não iria existir se ninguém usasse e não perderiam tanto tempo para elaborar um. Ou seja, quando se desenvolve um produto precisa-se testar e identificar os limites que podemos expor o novo produto. Por isso um datasheet contém tantos dados, poderíamos chamar de um manual para técnicos ou para pessoas entendidas. Vocês gostam de comprar produtos sem manual? Componentes eletrônicos sem datasheet? Primeira coisa que faço antes de ligar um aparelho novo é consultar o manual e ver possíveis restrições no uso. Na analogia com componentes, verifico a corrente suportada pelo mesmo.
Desenvolvedores e estudantes necessitam ter experiências com datasheets, há menos de um mês, através da análise de uma folha de dados decidi juntamente com meus colegas modificar um componente em uma placa apenas analisando os dados do mesmo, com essa mudança nossa placa terá uma diminuição considerável de perdas elétricas para um componente. Em comparação com o componente antigo a placa reduzirá suas perdas elétricas em quase 80%. E ainda, chegamos a essa melhoria porque decidimos analisar os dados do componente após ver o anúncio do mesmo na newsletter de nosso fornecedor de componentes. Considerável essa diminuição de perdas?

CÁLCULOS:
Mosfet antigo -> R = 450 mohms -> P = I².R ->> P = (5,4)².0,45 ->> P = 13,1W
Mosfet novo -> R = 100 mohms -> P = I².R ->> P = (5,4)².0,1 ->> P = 2,9W

O "R" que aparece nos cálculos é a resistência interna do Mosfet quando a tensão Vgs = -12V. Nos cálculos estão a prova real, analisando o datasheet de componentes podemos diminuir perdas, melhorar nosso circuito, sem nem testar. Claro que após toda essa análise devemos testar e comprovar esses números e também o cuidado da dissipação térmica do componente em uma placa de circuito impresso (PCI). Vale ressaltar também a credibilidade do fabricante, para que possamos confiar nos dados do datasheet. E agora, duvido que alguém continua achando que um datasheet não serve para nada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.