Integro na Internet (IoT) Parte 2 - Lei de Ohm na prática nos gráficos de tensão e corrente


10 outubro, 2015
Voltando aos posts do Integro no mundo da IoT, neste post falaremos sobre a Lei Ohm na prática em um sistema de bombeamento, porém esta análise só é possível fazer de maneira rápida e simples através de um sistema que meça e salve os dados de tensão e corrente elétricas do motor elétrico, pois então, este sistema é o Integro. E estes dados já estão acessíveis no computar, mais fácil ainda. 
Além de outros dados que o Integro salva no seu servidor da Internet (mais informações), todos os dados podem serem acompanhados em tempo real.

Vamos agora à teoria. Segundo a Lei Ohm se tivermos uma resistência constante, a tensão ou corrente devem variar para manter esta resistência constante, porém se a tensão aumentar a corrente irá diminuir para manter esta resistência constante.

Lei de Ohm
Agora vamos considerar o sistema de bombeamento. Neste sistema a carga (load) do sistema é o 
motor elétrico e vamos considerar este motor como uma carga resistiva, claro que o motor elétrico não é uma carga resistiva pura mas para facilitar o entendimento vamos considerar que seja. Também considerando que a carga é constante no sistema, ou seja, não temos alteração no sistema de bombeamento (pressão, sujeira, alturas, etc) a vazão será constante e consequentemente a carga mecânica no eixo do motor será constante.

E agora vamos a prática. Verificando o gráfico gerado pelo Integro é possível verificar, linha vermelha, a Lei de Ohm na prática, ou seja, quando a tensão aumenta a corrente baixa, awesome!! Como isto ocorreu em um curto espaço de tempo é bem possível que a carga mecânica no motor manteve-se constante e a tensão fornecida pela concessionária variou e consequentemente a corrente variou inversamente proporcional.

Gráfico 1 gerado pelo Integro
Outro gráfico para analisarmos. Primeiro o quadrado a direita no gráfico da corrente do motor indica o motor desligado. Verificando a tensão trifásica antes de desligar o motor era de 391 Vac e após desligar o motor subiu para 397 Vac, isso ocorre porque a carga, motor elétrico, saiu da rede e consequentemente a tensão eleva.

Gráfico 2 gerado pelo Integro
Segundo, os quadros a esquerda, gráfico acima, mostram perfeitamente quando a tensão eleva e a corrente baixa, ou seja, novamente a Lei de Ohm na prática. Mas vamos dar um "zoom" no gráfico para ver melhor esta variação, gráfico abaixo. É possível verificar que a tensão subiu para 388 Vac e a corrente baixou para 255 A contra anteriormente a tensão de 377 Vac e corrente de 259 A.

Gráfico 3 gerado pelo Integro
O interessante desta análise é que podemos verificar a teoria aplicada na prática com a ajuda dos dados gerados pelo Integro. Esta é uma das análises que é possível fazer através dos dados gerados pelo Integro. 
Além disso vale ressaltar que isso foi algo que nunca tinha sido feito nos sistemas de bombeamento para irrigação da cultura do arroz e só está sendo possível fazer através do Integro. Fique conosco e nos acompanhe nos próximos posts...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.