Método de Proteção de Transformadores, fusíveis, e aí?


11 outubro, 2016
De volta à ativa.... Estávamos ausentes por um tempo, tivemos bastante trabalho neste período, novas definições, novos envolvimentos, mas "we are back"..

Já falamos da importância de proteções em redes de média tensão, a relevância  dos componentes para uma proteção correta, Método de Proteção de Transformadores, e a Eletrônica?. Estas redes de média tensão são largamente utilizadas na agricultura em regiões onde existe a disponibilidade de energia elétrica, é o caso da fronteira oeste do RS, onde estamos.

Em um serviço de verificação nos deparamos com diversos casos dos fusíveis sem proteção, cartucho. 





Sabemos que a concessionária de energia elétrica local é proibida de colocar fusíveis sem cartucho (proteção), porque não? Qual a explicação?

Suposição, qual a situação que mais ocorre queima de fusíveis? Em tempestade e chuva, ou seja, água e umidade. Bingo! Aí está uma pista. Então, com o fusível exposto a umidade a corrente que passará será a máxima especificada pelo fusível? Vamos ao teste...

Como o fusível de média tensão é composto por um material que pode absorver umidade e quando existe umidade na média tensão há uma grande possibilidade que corrente elétrica circule neste local. E como testar? Quanto maior a tensão menor é a distância entre dois pontos para ocorrer um arco elétrico, assim na média tensão é fácil de ocorrer este fenômeno. Então o que fiz foi abrir um fusível, deixar aberto, internamente, com espessamento de 1 cm entre as extremidades. 


Elo Fusível                                                             Elo Fusível aberto

Imergi o fusível dentro de um recipiente com água, retirei e realizei a medição da resistência elétrica entre as extremidades eeee, darã, existe uma resistência de aproximadamente 314 kOhms, parece alta, mas para a média tensão não é.

Umidade no Elo Fusível

Medição do Elo Fusível com Umidade
Valor medido da resistência elétrica
Bom, está provado que com umidade e o fusível sem proteção (cartucho) possa ocorrer passagem de corrente elétrica maior que a capacidade do fusível. Assim vamos a seguinte sequências de fatos, considerando um fusível sem proteção:
  • capacidade do fusível 3A;
  • chuva;
  • descarga atmosférica;
  • corrente elétrica da descarga atmosférica de 8A;
O fusível normalmente irá romper para uma corrente maior que 3A, supondo, 4A, porém devido à umidade no elo fusível a corrente elétrica tem caminho a percorrer pela parte úmida do mesmo e assim mais 2A passam antes do fusível abrir totalmente, ou seja, corrente total de 4+2 = 6A e estes 6A deverão ser absorvidos pelo sistema elétrico. Em resumo, senão conseguir absorver estes 2A a mais, algum equipamento irá queimar, absorvendo essa energia excessiva.  Ou seja, se o fusível estivesse com cartucho, estes 2A não passariam, uma vez que não teria umidade no elo fusível e provavelmente o sistema iria absorver a energia sem dano nos equipamentos elétricos.

Entendido o porque é necessário sempre utilizar proteção (cartucho) no elo fusível? Claro, este é mais um detalhe que devemos cuidar para os equipamentos elétricos estarem protegidos.

É isso aí, mantenha em dia a manutenção de sua rede de média tensão e proteja seu sistema elétrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.