Se você vem acompanhando os posts da série Integro, no post Integro - parte 2, você entendeu que Integro consegue ligar ou desligar os motores do sistema de irrigação a distancia ou local, mas como isso é feito? Agora vamos para a parte técnica.
Primeiro vou explicar o hardware, ou seja, a parte física, que possibilita o Integro a executar esta tarefa e depois o firmware. Do hardware podemos considerar 2 componentes os mais importantes, a placa de entradas e saídas e o mRadio.
A placa das entradas e saídas é chamada de Expander. A mesma contém 4 reles, 3 entradas AC, 4 entradas trifásicas e 5 entradas DC. Para ligar o motor, o Integro aciona o relé que está conectado ao acionamento do motor, consequentemente o motor é ligado. Ah, então o Integro apenas aciona um relé, hummm, então ele é um relé remoto?? NÃO, antes de acionar o relé, vários testes são necessários que irão, permitir ou não, ligar o motor, e também após ligar o motor o Integro utiliza uma entrada AC e verifica a existência de corrente no motor para confirmar que o mesmo realmente ligou, está é apenas uma das várias redundâncias que existem no Integro.
Conexões da Placa Expander |