Integro - Parte 5: Uma nova cultura para agricultura


19 setembro, 2013
     Em um sistema de bombeamento existem diversas falhas e problemas que devem ser monitorados. Em um acionamento com chave compensadora, por exemplo, pode-se realizar o monitoramento de algumas falhas simples, tais como falta de fase, sobrecorrente (relé térmico), subtensão e sobretensão (relé de máx. e mín. tensão) através de equipamentos que atuam em cada falha de maneira independentes. Porém, esse controle de falhas nem sempre é confiável, pois dependendo da situação, caso não tenha mais a falha elétrica, o equipamento permitirá com que o motor seja ligado novamente independentemente de quantas vezes ocorrer essa falha. Isso pode fazer com que o motor fique ligando e desligando inúmeras vezes, consequentemente pode ocorrer a queima  tanto do motor como de equipamentos do sistema de acionamento.

Chave Compensadora
     Para resolver essa situação o Integro introduz uma nova cultura para agricultura. Levando em conta que é melhor prevenir do que remediar, o Integro propõe a ideia de que é melhor desligar o motor, avisar que ocorreu uma falha e impedir que ele ligue novamente, do que seguir ligando e desligando o motor, e permitir com que problemas maiores venham a ocorrer, tais como a queima de algum equipamento e consequentemente um tempo maior para o restabelecimento do sistema.

     Para exemplificar como o Integro faz isso, pode-se utilizar como exemplo as falhas de sobretensão e subtensão. Quando ocorrem esses problemas, o Integro gera a falha que irá desligar o motor. Ao desligar o motor, o Integro "anota" que desligou o motor devido a falha de tensão. Após a tensão voltar ao normal, o Integro retira a falha e permite ligar o motor novamente. Se em um determinado tempo o motor voltar a desligar por falha de tensão, o Integro novamente irá "anotar" que desligou o motor por falha de tensão. Se isso ocorrer 3 vezes o Integro irá bloquear o acionamento e não permitirá que o motor ligue até que alguém vá ao levante e desbloqueie o acionamento.

Integro com falha de Acionamento Bloqueado


     Ainda existem outras falhas que o Integro atua bloqueando o acionamento do motor. Outro exemplo, são as falhas de incompatibilidade de estados. Para confirmar que o motor ligou, o Integro utiliza 3 informações. Caso essas 3 informações estiverem em estados diferentes, o Integro gera uma falha e desliga o motor. Após sair a falha o Integro permitirá com que o motor ligue novamente até 3 vezes. Se a falha voltar a ocorrer por 3 vezes, o Integro irá bloquear o acionamento do motor. Porém para a falha de sobrecorrente, o Integro bloqueia o acionamento na primeira ocorrência de falha, igual o equipamento, Relé Térmico.

     Com esse novo modo de pensar o Integro consegue atuar no sistema de bombeamento impedindo a queima de equipamentos e diminuindo o tempo que o sistema fica parado em casos de manutenção e reparo. O Integro vem ao mercado para ajudar o produtor a reduzir o custo de manutenção e aumentar o tempo de água na lavoura. E você? O que acha desse novo modo de pensar? Não é isso o que o seu sistema de bombeamento precisa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.