Integro na Internet (IoT) Parte 1 - Detectando Problemas com Histórico de Dados


26 janeiro, 2015
Vocês já pensaram em controlar e/ou obter dados de seus motores pela internet, estamos falando de parâmetros como Tensão e Corrente Trifásicos. Gerar gráficos automaticamente, apenas escolhendo o período desejado. Primeiramente pode-se pensar que é um luxo desnecessário, mas analisando melhor, percebe-se além da comodidade, como isto pode ser importante, ainda mais nos tempos atuais onde o Brasil está enfrentado problemas com Energia Elétrica. A possibilidade da análise dos dados do motor em tempo real, pode antecipar algum problema no motor, alguma anomalia na rede ou até mesmo no banco de capacitores. É inovador, inédito na agricultura.

Página para fazer o login e acessar o Integro pela internet
Isso tudo que foi dito é muito bom, mas muita gente vai perguntar se tem como fazer esse tipo de monitoramento, agora que vem a notícia boa...Tem e a maioria dos leitores do Blog já conhece, estamos falando do Integro conectado a internet. Agora podemos controlar o motor não só da Sede da Granja, mas também da cidade, de casa ou até mesmo da rua através do celular. Pela internet podemos ligar e desligar o motor, verificar se está funcionando direito ou desligado na hora certa, podemos acessar o banco de dados com o histórico do funcionamento do motor durante o período desejado (por exemplo do dia da queima de um motor ou de algum dia com quedas de energia por causa da má distribuição de energia). E sem falar que tudo isso pode ser obtido em tempo real, na velocidade de alguns cliques.

Uma das partes mais interessantes são os relatórios gerados através dos dados obtidos, podemos selecionar um período curto de tempo ou um período mais longo. A seguir mostraremos um gráfico da corrente de um motor durante período pequeno.

Gráfico da Corrente do motor

Neste exemplo analisamos a Corrente do motor em um período menor que um dia. Podemos verificar se as corrente elétricas estão balanceadas e dentro de um valor aceitável. O espaço em branco, marcado com uma linha amarela corresponde ao horário de ponta (necessário motor estar desligado) e, nesse caso em especial, toda vez que o motor religava ele partia a vazio (destacado por um círculo), pois precisava reabastece-lo com água, e através dos dados obtidos com os relatórios e a análise dos gráficos gerados, conseguimos encontrar este problema e consequentemente resolve-lo.

E agora, será um luxo desnecessário ou será que pode ser útil esta tecnologia? Muito útil e não é um luxo, em breve todos agricultores concordarão que esse tipo de análise é uma necessidade para conseguirem ter um controle total e uma utilização correta dos Sistemas de Bombeamento. Sem falar que é um sistema inédito para irrigação e controle de motores. Deixamos para os leitores comentarem sobre isso.
Em outro post falaremos mais sobre esta inovação desenvolvida pelo setor de P&D da Eletroeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.