A importância de um aterramento elétrico eficiente - Parte 1


23 maio, 2016
Já falamos muito aqui no blog sobre aterramento, mas... você sabe realmente o que é? O aterramento muitas vezes é ignorado porém, por mais que não pareça, ele é muito importante para garantir a sua segurança e de seus equipamentos.
O aterramento tem como principal função ser um "caminho alternativo" de energia para um lugar seguro. Esse "caminho" pode ser por razões de segurança, para segurança dos usuários e/ou aumentar a vida útil de equipamentos e/ou para evitar ruídos/interferências eletromagnéticas.





Um aterramento adequado, protege as pessoas em caso de “vazamento” de tensão para a carcaça do equipamento, seja por um problema de isolamento ou eletromagnética, ou até mesmo escoar cargas estáticas geradas nas carcaças dos equipamentos. Outra função do aterramento é proporcionar um caminho de escoamento para terra de descargas atmosféricas (para-raio).
De uma forma simples, o aterramento nada mais é do que uma (ou mais) hastes de cobre enterradas e ligadas a um fio, conectado às tomadas da casa. Nas tomadas, o fio será ligado ao conector do meio, conforme mostra imagem abaixo:


Outra maneira de identificar o aterramento é que, segundo a norma, os fios de terra são de cor verde (ou verde/amarela):



Um equipamento é considerado aterrado quando está conectado ao Terra do circuito, ou seja, está conectado ao fio que realiza a função de aterramento, aquele que está ligado as hastes. Um sistema elétrico bem projetado, precisa de um sistema de aterramento adequado.


Posso conectar o TERRA ao NEUTRO? NÃO!!!
Em condições normais de operação: NO NEUTRO HÁ CORRENTE ELÉTRICA, NO TERRA NÃO! 
A corrente elétrica só irá circular pelo Terra em caso de descarga atmosférica, surto ou curto-circuito do sistema.


A haste de aterramento que existe junto à caixa do medidor de energia é o "Terra do Neutro" e não serve para ATERRAR os equipamentos de sua residência. Essa haste serve

apenas para o aterramento do Neutro, ou seja, se você utiliza-lo para aterrar seus aparelhos elétricos, você estará conectando ao neutro da rede, sendo assim não irá funcionar como aterramento de sua casa.





O que você deve fazer é instalar uma nova haste de aterramento com um cabo condutor novo, direcionando-o para as tomadas e equipamentos de sua residência. Assim você estará protegendo corretamente de qualquer fuga de corrente que possa acontecer.



Quer saber mais como você pode melhorar o aterramento e proteger os equipamentos de sua residência? Entre em contato conosco!

Abraços e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.