Repetidor Wi-Fi - Voltando a funcionar e Teardown obrigatório


14 maio, 2016
Os repetidores ou extensores de sinal Wi-Fi são utilizados para aumentar a área de cobertura do sinal de Wi-Fi em nossa casa, local de trabalho, etc. No meu caso, utilizo em casa. O repetidor Wi-Fi está instalado na cozinha, porque o sinal do roteador principal não abrange toda este local. 


Porém, fazia 2 semanas que brigava com ele, parava de funcionar, tirava da tomada, recolocava, voltava a operar, até, este "método" não funcionar mais, então vamos desmontar e ver o que ouve...


O roteador é composto por uma fonte CC /CA, placa da esquerda, e a placa principal, direita, mais as
duas plaquinhas que formam a rede de antenas do roteador. A saída da fonte é 5 Vcc. Fiz uma inspeção visual e na placa principal tudo perfeito, mas olhando a placa da fonte o resistor (RF1) na entrada CA pareceu com falha na solda.

Lado esquerdo entrada 220 Vca e direito saída 5 Vcc para placa principal
Aproveitando já refiz algumas soldas do retificador e "voila", roteador voltou a funcionar.

Parte inferior (botton) da da fonte CC/CA
Lado direito entrada 220 Vca e esquerdo saída 5 Vcc para placa principal
Na remontagem o encaixe da placa da fonte com o pino da tomada é complexo, então para facilitar a remontagem e possível manutenção futura, adaptei um pino macho na saído do repetidor, no final, ficou mais fácil liga-lo e desliga-lo da tomada. ;)

Remontagem
Mas a história não acabou, após 2 dias de funcionamento, o roteador parou novamente e novamente era a placa da fonte. Agora refiz todas as soldas dos componentes discretos, algumas trilhas e agora sim, sem falhas, roteador de volta ao funcionamento.

Apenas para completar o Teardown, o principal componente do roteador é o RTL8196E (System-on-a-Chip (SoC) Application Specific Integrated Circuit (ASIC) L2 5-Port Ethernet). A placa principal é muito bem acabada, diferentemente da placa da fonte 😕.

Placa Principal
Conclusão: produto falha devido uma placa de fonte CA/CC de baixa qualidade onde o problema ocorre nas soldas. Provavelmente o problema foi agravado devido à temperatura da placa da fonte porque o roteador esquenta durante o funcionamento. Pelos menos agora com o pino macho ficou mais fácil ligar e desligar da tomada 😉

E fique conosco em post futuros iremos explicar sobre o consumo elétrico de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, inclusive do Repetidor. Será que é melhor desligar o repetidor se utilizarmos pouco? Ocorrerá redução de energia? E o receptor da TV?
Até a próxima... 


Um comentário:

Lorena disse...

me ajudou na hora de escolher os materiais de informática sp, obrigada pelo post, valeu mesmo amigo, ajudou demais

Postar um comentário

Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.