Review - Osciloscópio Portátil OWON - HDS2062M-N


02 maio, 2016
Mais uma novidade do pessoal do P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da Eletroeste, agora será feito Review (análise e comentários) a respeito de equipamentos utilizados e conhecidos pelo departamento. A novidade está lançada, o primeiro equipamento da lista já foi escolhido: 

Osciloscópio Portátil - Marca OWON - Modelo HDS2062M-N - Handheld 60MHz 2-ch.

Aqui no setor este produto é utilizado há mais de 2 anos, sempre auxiliando na obtenção de curvas e
outras funções comuns de equipamentos do tipo. O maior destaque, sem dúvidas, é a facilidade e funcionalidade do mesmo, por ser portátil facilita usar em aplicações no campo, não limitando-se apenas a bancada onde está montado. Em todo este tempo de uso, não há motivos para reclamação.



Alguns meses atrás o equipamento começou a falhar, quando o mesmo ligava e ia iniciar seus trabalhos travava tudo e não era possível fazer nada, apenas desligar e ligar de novo (e contar com a sorte). Nas várias tentativas de utilizar o aparelho, foi percebido que essa falha sempre aparecia com a bateria quase descarregada, então foi deduzido de que o problema estava na bateria. Mas com o tempo pode-se perceber que não era culpa da bateria. Quando ocorre problemas em equipamentos eletrônicos o que é a melhor coisa a fazer? Procurar manuais, datasheets, comentários em fóruns, reviews...e tudo mais que for possível, sem esquecer, é lógico, do suporte técnico. E, existe alguém melhor do que o fabricante para solucionar um problema? Ou para fazer manutenção?

Nós pensamos, desenvolvemos produtos e mexemos em tudo que for possível, e as vezes até no impossível. Então resolvemos acionar o suporte técnico, porque nós também somos suporte técnico e conhecemos 100% nossos produtos. E não deu outra, o fabricante nos garantiu que o problema não estava na bateria (claro que depois de algumas conversas e testes pedidos por eles), os técnicos responsáveis pela manutenção resolveram mandar uma placa nova para substituição da que estava com problema. Quando a placa nova chegou, substituiu-se a danificada e o equipamento voltou a funcionar normalmente, como se fosse novo. OBS.: Somos acostumados a mexer e dar manutenção em equipamentos eletrônicos, por isso temos prática e sempre revisamos tudo antes de uma manutenção ou substituição de peças. Para testar a peça trocada não ligamos o aparelho direto na sua fonte de energia (bateria e nem fonte AC-DC), primeiramente ligamos o aparelho em uma fonte de tensão regulável com a corrente limitada conforme especificações do manual, garantindo assim que não teríamos problemas com algum curto circuito na placa ou em outra parte do circuito.


Após o uso contínuo e manutenção realizada pelo departamento de P&D (com auxílio do suporte técnico do fabricante), a Eletroeste está mais do que apta a fazer uma análise detalhada do equipamento, quanto a sua funcionalidade, praticidade e até mesmo de manutenção no caso de falhas. Em todas as aplicações utilizadas e manutenção realizada o equipamento nunca deixou a desejar em nenhum ponto, nas medições em alta tensão, obtenção de curvas, pulsos de disparo (no caso da aplicação na Manutenção Preventiva de Inversores de Frequência WEG) e em tudo que foi preciso até o dia de hoje...Ou seja, a avaliação feita neste Review é mais do que positiva.


2 comentários:

Rafael Vieira disse...

Boa Noite, excelente texto. Uma dúvida, esse osciloscópio permite o registro de gráficos para mais tarde serem exportados para um pen drive ou direto para o computador? Um abraço a todos.

Bruno disse...

Bom dia Rafael. Que ótima visita em nosso blog!
Sim, é possível fazer isso, se me recordo bem, ele pode salvar até 6 ondas na memória interna. Utilizamos normalmente a opção de salvar a imagem como GIF direto no USB.
Abraço

Postar um comentário

Gostou do texto? Expresse aqui a sua opinião.